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Levante III - Multidimensional Innovation in Tourism Buses

 

O projeto Levante III visa conceber e desenvolver um novo conceito de autocarro de longo curso, para o segmento de turismo, nas versões 3 e 2 eixos e para dois modelos distintos de chassis, com características inovadoras e distintivas, a nível multidimensional.

Enquadramento

A CaetanoBus, com sede em V. N. de Gaia, tem como “core business” o desenvolvimento e produção de carroçarias para veículos pesados de passageiros destinados aos serviços de turismo, aeroporto, interurbano e urbano, montadas em chassis de fabrico próprio ou dos “Original Equipment Manufacturers” (OEM).

A CaetanoBus tem como visão afirmar-se e ser reconhecida como uma "empresa de referência em qualidade preço, no fabrico de carroçarias e autocarros para transporte público terrestre de passageiros". Adicionalmente, a missão da Empresa assenta na produção de carroçarias e autocarros que satisfaçam as necessidades dos clientes e utilizadores, bem como na melhoria contínua dos produtos e serviços, através da gestão eficaz dos processos e dos recursos.

Não obstante a acentuada dinâmica de expansão que se tem registado ao nível do transporte de passageiros na União Europeia, dois aspetos merecem especial atenção por parte dos agentes que atuam no referido setor. Por um lado, as questões ambientais que se colocam num setor que ainda depende fortemente de combustíveis fósseis (potenciadores de emissões de gases poluentes), as quais têm constituído foco de várias políticas e prioridades europeias com vista à minimização deste problema. Por outro lado, o crescente aumento da concorrência proveniente de países como a China, com impacto crescente na posição competitiva dos fabricantes europeus, norte-americanos e japoneses.

Do ponto de vista dos fabricantes europeus, a resolução das problemáticas em análise exige uma aposta na diferenciação de produto. Esta assume-se particularmente relevante para os fabricantes e carroçadores não ligados aos OEM, como é o caso da CaetanoBus, enquanto porta de acesso a nichos de mercado muito específicos, onde é requerida a criação de soluções com elevado nível de customização, com pequenas séries, habitualmente pouco atrativas para os grandes fabricantes (OEM), cuja atividade se rege por estratégias mais focadas na elevada estandardização e consequente economia de escala.

O Projeto

É neste contexto que a CaetanoBus, em linha com a sua estratégia de desenvolvimento contínuo de novos modelos de autocarros distintivos face aos da concorrência, implementou o projeto Levante III.

Este projeto teve como objetivo geral conceber e desenvolver um novo veículo pesado de transporte de passageiros, de longo curso, para o segmento de turismo, em versões de 3 e 2 eixos e para dois modelos distintos de chassis, com características inovadoras e distintivas (face ao atual estado da arte no referido segmento, incluindo o atual modelo do autocarro Levante, da CaetanoBus), a nível multidimensional (massa, "design", conforto e ergonomia, acessibilidade e eficiência energética).

Para implementar o projeto foram realizadas as seguintes atividades:

1. Estudos preliminares, com vista ao levantamento aprofundado das tecnologias, das soluções construtivas e dos materiais aplicados aos veículos pesados do segmento de turismo;

2. Especificação técnica completa do novo modelo de autocarro (integrando a nova carroçaria para diferentes modelos de chassis, nas versões de 3 e 2 eixos), bem como o levantamento dos normativos aplicáveis para homologação do referido modelo;

3. Investigação fina, com vista à aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e competências específicas em áreas relevantes para a execução do projeto;

4. Conceção e desenvolvimento duma carroçaria com estrutura modular, transversal a dois modelos de chassis, nas versões de 3 e 2 eixos;

5. Construção de meios auxiliares, "mock-ups", provetes e protótipos necessários para a realização dos testes e ensaios conducentes à validação do novo modelo de autocarro, nas versões de 3 e 2 eixos e para as duas tipologias de chassis;

6. Realização de testes e ensaios sobre as "mock-ups" e provetes e sobre dois autocarros completos e funcionais (de 3 e 2 eixos) com vista à validação e homologação das soluções desenvolvidas.

A execução do projeto envolveu uma equipa de recursos humanos multidisciplinar, a qual combinou várias competências e "know-how", que asseguraram um processo de desenvolvimento eficaz e orientado para a concretização dos objetivos. Para além de pessoal técnico da CaetanoBus, o projeto contou com o contributo de técnicos de entidades externas que foram responsáveis pela conceção, desenvolvimento, testes e ensaios nas áreas da competência de cada uma delas.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 599 mil euros.

Fonte: COMPETE2020

 

Inov C 2020

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Centro 2020

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COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade

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Portugal 2020

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Horizon 2020

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SIFIDE - Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial

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Inquérito de Avaliação Tecnológica e de I&D

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OTIC.IPT - Ficha de Projeto INOVC2020

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