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2ªas Jornadas de Turismo: turismo cultural e religioso 7 e 8 de dezembro

 

As 2ªas Jornadas de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), pretendem colocar em discussão a importância do turismo cultural e religioso para a imagem dos destinos turísticos. O turismo constitui uma forma de salvaguardar o património cultural, devendo-se aproveitar os recursos culturais e naturais existentes de maneira a contribuir para o desenvolvimento do território. O turismo cultural e religioso pode ser um ativo diferenciador dos territórios por convergir estrategicamente para experiências turísticas inovadoras. O turismo cultural ao envolver os recursos culturais e religiosos nas estratégias da atividade turística sustentável viabiliza o aumento da atratividade das regiões. Neste sentido, os recursos patrimoniais tidos como elementos de identidade cultural e regional podem através do turismo cultural e religioso afirmar-se como um fator de competitividade de base territorial.
Face ao reconhecimento crescente da importância em valorizar produtos de base cultural em destinos com uma vasta riqueza de oferta de recursos patrimoniais, as 2ªs Jornadas de Turismo: turismo cultural e religioso tem como objetivos: 1) refletir sobre a importância do turismo cultural e religioso para a imagem dos destinos turísticos, para o desenvolvimento territorial e atratividade turística; 2) perceber se a valorização de um destino turístico, do ponto de vista turístico cultural e religioso, se encontra associado a uma economia das experiências através do desenvolvimento e promoção de produtos turísticos; 3) entender se os produtos de base cultural tendem a acrescentar valor aos destinos turísticos e por essa via a desempenhar um papel fulcral no âmbito dos planos de desenvolvimento turístico das regiões, através da criação de produtos turísticos culturais sustentáveis.
As 2ªs Jornadas de Turismo: turismo cultural e religioso por forma a atingir os objetivos propostos, apresentam uma estrutura dividida em painéis temáticos onde se abordará a importância do turismo cultural e religioso para os territórios, a museologia, a segurança no turismo e no património religioso e uma última temática dedicada à importância da gastronomia como produto turístico cultural e religioso na dinamização das economias locais.

 

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