A National Geographic e a Sky Ocean Ventures estão à procura de soluções inovadoras para resolver o problema do uso de plástico descartável no mundo. Lançaram o desafio mundial Ocean Plastic Innovation Challenge e têm prémios entre os dez e os cem mil dólares para as melhores alternativas de embalagens de plástico, propostas de novos modelos de negócio e comunicação do problema. Há ainda um financiamento especial de um milhão de dólares.
O objectivo do concurso é “erradicar o impacto destrutivo do desperdício de plástico nos oceanos”: por ano, são mais de nove milhões de toneladas de plástico que chegam ao oceano — número que deverá subir para 17 milhões, em 2025, se o panorama se mantiver. Uma “crise tão vasta”, que precisa de “um extenso portfólio de soluções” com “abordagens holísticas” que abranjam as “necessidades de diferentes partes do mundo”, explica ao P3 Valerie Craig, adjunta do director científico e vice-presidente de programas para a National Geographic.
As candidaturas estão abertas a equipas de todo o mundo, para as três áreas estratégicas: design de alternativas aos plásticos descartáveis; definição de novos modelos de economia circular, criativos e com desperdício zero; comunicação da amplitude do problema de forma criativa e intuitiva. Os projectos devem ser submetidos até dia 11 de Junho, através do site do concurso, para serem analisados por uma equipa de especialistas.
Mais informações
National Geographic procura alternativas ao plástico — e tem mais de um milhão de dólares para dar
Fonte: Público