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O projeto Portuguese Jewellery Newborn finalista dos European Enterprise Promotion Awards

 

(Clique na imagem e veja o filme do Evento Portuguese Jewellery Newborn)

O projeto Portuguese Jewellery Newborn promovido pela AORP Associação Ourivesaria - que contou com o apoio do Compete2020 - é finalista dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) e irá representar Portugal na final internacional que decorrerá em Helsínquia.

A AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal criou a marca “Portuguese Jewellery Newborn, para promover os novos talentos da joalharia nacional. A ideia foi reinventar o sector tradicional sob o chapéu de uma marca de promoção única, que representasse a criatividade e o trabalho desenvolvido pelos novos designers nacionais. A Portuguese Jewellery Newborn serviu de ponto de partida para jovens criadores promoverem a sua marca a nível nacional e internacional.

«A joalharia portuguesa é um dos setores de maior tradição em Portugal. Mas a tradição constrói-se todos os dias. Os jovens criadores abrem novos caminhos à joalharia portuguesa e a AORP tem como objetivo ajudá-los a trilhar estes novos caminhos, tanto no mercado nacional como internacional.», refere Ana Freitas, presidente da AORP.

Resultados do projeto

O poder do Portuguese Jewellery Newborn levou a ourivesaria portuguesa a conceber atraentes peças, inovadores modelos de negócio entre os novos criadores (Newborn) e empresas tradicionais, a identificar os canais certos para levar a outra dimensão um setor que precisava de um rejuvenescimento para brilhar. O label “NewBorn” é a ferramenta para concretizar o desígnio de um setor rico e qualificado que inova na tradição e cativar jovens talentos, usando uma metodologia assente em: adaptar, ajustar, trabalhar, promover, comunicar, comercializar e internacionalizar para encontrar o reconhecimento.

Entre outros, referem-se três exemplos retirados de entre os 37 participantes nos Newborn que ilustram e caraterizam a dinâmica, retratando na sua singularidade, as grandes linhas de renovação e o relançamento da ourivesaria portuguesa:

#A designer Liliana Guerreiro ganhou o prémio de melhor peça na feira Inhorgenta, 2017, no segmento da Fine Jewellery, recebendo investimento estrangeiro.

#A Li Furtado, fundadora da Cinco Store (2017), em maio de 2019 exportava já para 40 países, com a Coreia do Sul, no topo desta lista (27,10% das vendas).

#As 5 jovens designers que compõem a Collectiva, através da Newborn consolidaram as marcas individuais e lançaram a Collectiva fosse lançada. Atualmente, têm uma loja/galeria onde convidam designers portugueses e promovem a Collectiva Meeting, a primeira feira de joalharia e arte contemporânea organizada em Portugal.

O setor da ourivesaria portuguesa rejuvenesce pela dinâmica de renovação e pela mudança no perfil empreendedor: a AORP regista 230 novos associados entre 2016 e 2019, dos quais 207 são novas empresas (90%).

Os European Enterprise Promotion Awards Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA), são uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e que distingue as melhores práticas de promoção do empreendedorismo em toda a Europa.

Desde 2005 que o concurso identifica e distingue os melhores projetos em várias áreas que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial e onde Portugal tem uma tradição vencedora.

 

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